Aulas de C

Aprendizado continuo. Linguagem antiga e moderna

Configurando o Code::Blocks no Windows

Olá!

Quando iniciei esse blog, prometi a mim mesmo ser agnóstico quanto a IDE. A verdade é que continuarei assim. Mas nossos amigos usuários de Windows devem estar com problemas para configurar alguma IDE.No caso, naquele post sugeri o Bllodshed Dev-C++ e a sugestão continua mantida, mas fiquei sabendo que o desenvolvimento da mesma está parado desde 2005. Aproveito para fazer um certo mea culpa e explicar a sugestão: essa sugestão foi feita pois quando aprendi a programar C eu utilizei-me dessa ferramenta. Quem quiser continuar apostando nela, existe um fork em desenvolvimento chamado wxDev-C++que está em desenvolvimento constante. 

Porém, existe uma sugestão melhor, com a vantagem de ser multiplataforma, que é a Clode::Blocks. Code::Blocks tem como grande vantagem estar disponível tanto para Windows quanto para Linux e MacOS/X. Em Windows, a grande vantagem é que ele autodetecta compiladores instalados, como o Visual C++ (do Visual Studio) ou o Borland C/C++ Compiler. Além disso, o Code::Blocks para Windows oferece um instalador com o MinGW (Minimalist GNU For Windows), um pacote que inclui GCC, GNU make e outros utilitários padrão para compilação de programas em software livre, ou seja, um ambiente de desenvolvimento completo (ainda que básico), gratuito e livre.

Para usuários Linux, a maioria das distribuições incluem em seus repositórios o Code::Blocks e os pacotes de desenvolvimento como GGC, make e afins. Já para o Windows, precisaremos fazer a instalação do pacote. A vantagem é que é existem pacotes self-install sem configurações complexas.

Bem, chega de papo! Vamos começar a coisa toda! :-)

Primeiro de tudo, vá a http:://www.codeblocks.org. Você verá uma página como a abaixo:

OK… Nessa página, clique em Download, e no submenu que irá aparecer, clique em Binaries. Uma página como a abaixo irá aparecer. Dê uma rolada para baixo até aparecer as opções para Windows, como abaixo.

Na hora de escolher qual pacote baixar, escolha o pacote “codeblocks-10.05mingw-setup.exe”, pois ele já inclui o pacote do MinGW. Escolha entre a fonte de download do SourceForge ou do BerliOS. No nosso caso, escolhemos o do BerliOS. Uma página como a abaixo irá aparecer.

Escolha qualquer um dos dois links e clique em Download. O pacote poderá demorar em torno de 1 hora, dependendo da conexão (em conexões banda-larga deve demorar em torno de 10 minutos). Confirme o download e escolha um local para guardar o download como no caso de qualquer outro programa,

Ao terminar de baixar o pacote, execute o programa normalmente, você verá uma tela como a seguinte:

OK… Clique em Next. A próxima tela é uma confirmação da licença GPL. Clique em em I Agree:

Na janela seguinte, em Select the type of Install, escolha Full: All plugins, all tools, just everything, para não correr o risco de deixar nada de fora e escolha Next:

Por fim, escolha a localização de instalação. Pode usar o padrão se for usar apenas o Code::Blocks, Caso deseje utilizar outras IDEs ou compilar via linha de comando, é recomendável, ao determinar o local de instalação não utilizar nenhum espaço, letra acentuada ou caracter especial.

Aguarde a instalação terminar:

Ao finalizar, abra o Code::Blocks:

Clique no Close da janela Did you know… Agora vamos criar um projetinho de teste para ver se está tudo OK… Para isso, usaremos o nosso famoso “Hello World!”.Na tela abaixo, escolha “Create a New Project”:

Uma janela como a seguinte irá aparecer. Nela, mude a opção “Category” para Console:

A janela ficará como a abaixo. Na nova janela escolha entre os ícones o ícone “Console Application” e clique em “Go“:

Ao clicar em “Go“, você dará início a um “Wizard” para a criação do seu projeto. Clique em Next na próxima janela:

Uma vez que você clique em “Next” você cairá em uma janela que irá lhe pedir para escolher a linguagem na qual você irá desenvolver. No nosso caso, escolha a opção “C” (C++ é uma opção para desenvolvimento em Orientação a Objetos que pretendemos discutir no futuro, mas atualmente não é nosso foco) e clique “Next“:

As informações que ele pede basicamente são o nome de que será dado ao projeto e o nome da pasta na qual você irá gravar o projeto. Ele criará uma pasta para seu projeto e um arquivo com o nome do projeto e a extensão .cbp. Esse é o arquivo que contem as informações sobre o projeto e que você deverá abrir para abrir o projeto no Code::Blocks. Clique em “Next” uma vez que todas as informações estejam do seu agrado,

Na imagem acima não é adequado mexer nada, mantendo os defaults. Eles criam perfis de desenvolvimento que facilitam as coisas no futuro, como debug (para depuração e desenvolvimento do código) e reliease (que permite criar um código mais enxuto, para distribuição ao usuário final). Mas o mais importante é NÃO MEXA na opção “Compiler” a não ser que você saiba muito bem o que está fazendo: essa opção ajusta qual será o compilador a ser usado para gerar os códigos binários. No caso do Code::Blocks, o padrão é “GNU GCC Compiler“, que é o mostrado. Clique em Finish para encerrar o Wizard com o projeto pronto.

Você cairá em uma janela vazia, apenas com as área “Management” e “Logs & Others” mostrando alguma coisa. No caso do menu em cascata em Management, você verá as opções Workbench | HelloWorld (no nosso caso) | Sources expandidas e um botão [+] no Sources. Clique nele para expandí-lo e você verá que o Wizard já lhe deixou prontinho um arquivo main.c para você editar. Clique duas vezes nele e você irá abrí-lo na área vazia.

Repare que na realidade, já temos um “Hello World“! O padrão para arquivos fontes em C é ele aparecer um “Hello World!”. Se você quiser, troque-o para o programa que você desejar. No nosso caso, vamos ficar com o que temos, pois nosso objetivo é ver se o projeto está OK. 

Para rodar um programa C, clique no botão com o símbolo de play. Na primeira vez que você for executar, ele irá mostrar uma janela como a abaixo:

Clique em Yes e ele irá realizar o Build do projeto (ou seja, irá compilá-lo e retornar o código binário) e irá executar o projeto para você, como na janela abaixo:

No caso, ele irá exibir Helllo, World na tela e irá encerrar pedindo para que você pressione qualquer tecla para continuar.

É adequado que você crie um projeto diferente para cada programa que você desenvolver: isso ajuda a isolar os códigos que você está trabalhando de modo que um não interfira no outro.Para abrir um projeto, vá em File | Open Project e escolha o arquivo .cbp do projeto (que o Wizard criou anteriormente). 

Por agora, isso deve ser o suficiente para que você consiga explorar a UI à vontade. Explore seus recursos, pois na próxima “aula” trataremos de cabeçalhos personalizados, múltiplos arquivos de códigos fontes,s ua compilação e afins.

4 Respostas para “Configurando o Code::Blocks no Windows

  1. vicky 10/09/2011 às 21:43

    olha só vou deixar aqui o q pode ser a duvida de outra pessoa,minha pagina inicial do programa ñ aparecia a área “Management”,pra quem tiver esse problema basta clica no F2 q aparece vlw

  2. Eduardo Santos 16/12/2011 às 11:45

    Muito bom o seu post, continue assim, pessoas como vc enriquece o universo de programadores.Sucesso.

  3. Pablo Campos 03/05/2013 às 14:21

    Como faço para exibir palavras com acento?

  4. Pingback: Tutorial de Instalação do CodeBlocks no Windows | Bárbara de Melo Quintela

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: