Aulas de C

Aprendizado continuo. Linguagem antiga e moderna

Configurando o Code::Blocks no Windows

Olá!

Quando iniciei esse blog, prometi a mim mesmo ser agnóstico quanto a IDE. A verdade é que continuarei assim. Mas nossos amigos usuários de Windows devem estar com problemas para configurar alguma IDE.No caso, naquele post sugeri o Bllodshed Dev-C++ e a sugestão continua mantida, mas fiquei sabendo que o desenvolvimento da mesma está parado desde 2005. Aproveito para fazer um certo mea culpa e explicar a sugestão: essa sugestão foi feita pois quando aprendi a programar C eu utilizei-me dessa ferramenta. Quem quiser continuar apostando nela, existe um fork em desenvolvimento chamado wxDev-C++que está em desenvolvimento constante. 

Porém, existe uma sugestão melhor, com a vantagem de ser multiplataforma, que é a Clode::Blocks. Code::Blocks tem como grande vantagem estar disponível tanto para Windows quanto para Linux e MacOS/X. Em Windows, a grande vantagem é que ele autodetecta compiladores instalados, como o Visual C++ (do Visual Studio) ou o Borland C/C++ Compiler. Além disso, o Code::Blocks para Windows oferece um instalador com o MinGW (Minimalist GNU For Windows), um pacote que inclui GCC, GNU make e outros utilitários padrão para compilação de programas em software livre, ou seja, um ambiente de desenvolvimento completo (ainda que básico), gratuito e livre.

Para usuários Linux, a maioria das distribuições incluem em seus repositórios o Code::Blocks e os pacotes de desenvolvimento como GGC, make e afins. Já para o Windows, precisaremos fazer a instalação do pacote. A vantagem é que é existem pacotes self-install sem configurações complexas.

Bem, chega de papo! Vamos começar a coisa toda! :-)

Primeiro de tudo, vá a http:://www.codeblocks.org. Você verá uma página como a abaixo:

OK… Nessa página, clique em Download, e no submenu que irá aparecer, clique em Binaries. Uma página como a abaixo irá aparecer. Dê uma rolada para baixo até aparecer as opções para Windows, como abaixo.

Na hora de escolher qual pacote baixar, escolha o pacote “codeblocks-10.05mingw-setup.exe”, pois ele já inclui o pacote do MinGW. Escolha entre a fonte de download do SourceForge ou do BerliOS. No nosso caso, escolhemos o do BerliOS. Uma página como a abaixo irá aparecer.

Escolha qualquer um dos dois links e clique em Download. O pacote poderá demorar em torno de 1 hora, dependendo da conexão (em conexões banda-larga deve demorar em torno de 10 minutos). Confirme o download e escolha um local para guardar o download como no caso de qualquer outro programa,

Ao terminar de baixar o pacote, execute o programa normalmente, você verá uma tela como a seguinte:

OK… Clique em Next. A próxima tela é uma confirmação da licença GPL. Clique em em I Agree:

Na janela seguinte, em Select the type of Install, escolha Full: All plugins, all tools, just everything, para não correr o risco de deixar nada de fora e escolha Next:

Por fim, escolha a localização de instalação. Pode usar o padrão se for usar apenas o Code::Blocks, Caso deseje utilizar outras IDEs ou compilar via linha de comando, é recomendável, ao determinar o local de instalação não utilizar nenhum espaço, letra acentuada ou caracter especial.

Aguarde a instalação terminar:

Ao finalizar, abra o Code::Blocks:

Clique no Close da janela Did you know… Agora vamos criar um projetinho de teste para ver se está tudo OK… Para isso, usaremos o nosso famoso “Hello World!”.Na tela abaixo, escolha “Create a New Project”:

Uma janela como a seguinte irá aparecer. Nela, mude a opção “Category” para Console:

A janela ficará como a abaixo. Na nova janela escolha entre os ícones o ícone “Console Application” e clique em “Go“:

Ao clicar em “Go“, você dará início a um “Wizard” para a criação do seu projeto. Clique em Next na próxima janela:

Uma vez que você clique em “Next” você cairá em uma janela que irá lhe pedir para escolher a linguagem na qual você irá desenvolver. No nosso caso, escolha a opção “C” (C++ é uma opção para desenvolvimento em Orientação a Objetos que pretendemos discutir no futuro, mas atualmente não é nosso foco) e clique “Next“:

As informações que ele pede basicamente são o nome de que será dado ao projeto e o nome da pasta na qual você irá gravar o projeto. Ele criará uma pasta para seu projeto e um arquivo com o nome do projeto e a extensão .cbp. Esse é o arquivo que contem as informações sobre o projeto e que você deverá abrir para abrir o projeto no Code::Blocks. Clique em “Next” uma vez que todas as informações estejam do seu agrado,

Na imagem acima não é adequado mexer nada, mantendo os defaults. Eles criam perfis de desenvolvimento que facilitam as coisas no futuro, como debug (para depuração e desenvolvimento do código) e reliease (que permite criar um código mais enxuto, para distribuição ao usuário final). Mas o mais importante é NÃO MEXA na opção “Compiler” a não ser que você saiba muito bem o que está fazendo: essa opção ajusta qual será o compilador a ser usado para gerar os códigos binários. No caso do Code::Blocks, o padrão é “GNU GCC Compiler“, que é o mostrado. Clique em Finish para encerrar o Wizard com o projeto pronto.

Você cairá em uma janela vazia, apenas com as área “Management” e “Logs & Others” mostrando alguma coisa. No caso do menu em cascata em Management, você verá as opções Workbench | HelloWorld (no nosso caso) | Sources expandidas e um botão [+] no Sources. Clique nele para expandí-lo e você verá que o Wizard já lhe deixou prontinho um arquivo main.c para você editar. Clique duas vezes nele e você irá abrí-lo na área vazia.

Repare que na realidade, já temos um “Hello World“! O padrão para arquivos fontes em C é ele aparecer um “Hello World!”. Se você quiser, troque-o para o programa que você desejar. No nosso caso, vamos ficar com o que temos, pois nosso objetivo é ver se o projeto está OK. 

Para rodar um programa C, clique no botão com o símbolo de play. Na primeira vez que você for executar, ele irá mostrar uma janela como a abaixo:

Clique em Yes e ele irá realizar o Build do projeto (ou seja, irá compilá-lo e retornar o código binário) e irá executar o projeto para você, como na janela abaixo:

No caso, ele irá exibir Helllo, World na tela e irá encerrar pedindo para que você pressione qualquer tecla para continuar.

É adequado que você crie um projeto diferente para cada programa que você desenvolver: isso ajuda a isolar os códigos que você está trabalhando de modo que um não interfira no outro.Para abrir um projeto, vá em File | Open Project e escolha o arquivo .cbp do projeto (que o Wizard criou anteriormente). 

Por agora, isso deve ser o suficiente para que você consiga explorar a UI à vontade. Explore seus recursos, pois na próxima “aula” trataremos de cabeçalhos personalizados, múltiplos arquivos de códigos fontes,s ua compilação e afins.

32 Respostas para “Configurando o Code::Blocks no Windows

  1. vicky 10/09/2011 às 21:43

    olha só vou deixar aqui o q pode ser a duvida de outra pessoa,minha pagina inicial do programa ñ aparecia a área “Management”,pra quem tiver esse problema basta clica no F2 q aparece vlw

  2. Eduardo Santos 16/12/2011 às 11:45

    Muito bom o seu post, continue assim, pessoas como vc enriquece o universo de programadores.Sucesso.

  3. Otavio Pinheiro 13/04/2012 às 12:32

    Olá! Estou com problemas no meu code blocks, na hora de executar o programa, ele tem um certo tempo de execução, depois ele automaticamente encerra, queria saber como faço pra mudar isso?
    Desde já agradeço

  4. roberto 06/10/2012 às 8:10

    olá, eu tenho um netbook HP COM WINDOWS 7 – starter. instalei o code blocks full versão binaria , seguindo as instruções acima, mais não funcionou corretamente aparece a seguinte menssagem “”projet 2 – Debug” uses an invalid compiler. Probably the toolchain path within the compiler options is not setup correctly?! Skipping…
    Nothing to be done.” oque posso fazer? obrigado

  5. Rickmattar 13/10/2012 às 1:36

    Cara, quero usar o CB e Borland C++ e MingWin ao mesmo tempo, eu queria saber como eu faço para escolher na hora de compilar, se eu compilo com a borland ou com o ming.
    Teria como?
    pelo que vi o dev-c++ tem essa opção, (se não me engano)

    Tipo, faço novo projeto, mas na hora de compilar eu tenho essas duas escolhas.. ou compilo com uma ou com a outra.. mas sem ficar mexendo na configuração, entendeu?

  6. Gabriela Canto 16/10/2012 às 17:30

    Oi, não estou conseguindo fazer o programa rodar, apareceu a seguinte mensagem:”Primeiro Programa – Debug” usa um compilador inválido. Provavelmente o caminho toolchain dentro das opções do compilador não está configurado corretamente?! Ignorando …
    Nada a ser feito.
    Alguém pode me ajudar??

  7. Ana Rakel 02/11/2012 às 15:38

    Como interligar com o OpenCV?

  8. FSRezende 08/12/2012 às 17:03

    Vlw, ajudou bastante!!! Na hora de selecionar o Compiler eu sempre estava mudando e por isso nunca funcionou “Ate agora” rsrsrsrs
    Vlw pelo tutorial…. só seguir que funciona!!!

  9. Grasielle 05/01/2013 às 18:04

    Foi dificil efetuar o download, porém agora poderei utilizá-lo. Baixei o arquivo codeblocks-12.11mingw-setup_user.exe, pois foi o único que consegui. Acredito que não há nenhum problema. Obrigado. Agora e utilizá-lo, pois larguei o dev c++.

  10. Pingback: Code::Blocks | Lugar Certo

  11. Douglas SL 24/03/2013 às 11:08

    Good Job man! Boa alternativa para as pessoas com problemas de compilação no Windows 8 ;)

  12. jana 28/03/2013 às 17:49

    Eu cliquei para compilar, porem o programa não foi executado..
    E agora?

  13. jana 28/03/2013 às 17:57

    ja instalei duas vez e não consigo compilar… Me ajudeeeemmmm…
    grata

  14. Jonny 26/04/2013 às 17:54

    IDEs são praticas, pois tornam comodas escrever em um ambiente de programação integrado.
    O Codeblocks é incrivel.
    O Dev-C também.
    O Dev-C foi realmente interrompido, mas a poucos anos foi retomado por Orwel
    ( http://orwelldevcpp.blogspot.com.br ) e hoje se encontra ba versão 5.4 pode ser instalado em 32 ou 64 bits sem problemas.
    pequenas configurações apenas devem ser feitas ao se instalar packages no dev-c 5.4, em comparação a versão abandonada 4.9, uma vez feita, sem problemas nenhum.

  15. RAFAEL B.KANGOMBE 27/04/2013 às 18:53

    +E MELHOR ESSA EXPLICAÇÃO GOSTEI GRAMDE PROFESSOR E UNICO,PACIENTE COM OS SEUS ESTUDANTES.OBRIGADO

  16. Pablo Campos 03/05/2013 às 14:21

    Como faço para exibir palavras com acento?

    • Thiago 23/03/2014 às 14:38

      Para imprimir caracteres especiais deve-se usar o seu respectivo código da Tabela ASCII.

    • Aline Regina de Oliveira 14/04/2014 às 13:44

      No lugar da letra com acento você coloca %c , e depois de fechar as aspas do printf, vc coloca o valor desse símbolo na tabela asci. EXEMPLO: [ é = 130]
      printf(“O exemplo %c :\n”,130);

    • Amanda Mata 03/05/2014 às 22:26

      Tem que consultar a tabela ASCII e inserir o codigo antes da palavra com o acento se não me engano

    • Adriano Sales 04/09/2014 às 20:24

      Para usar acento ou caracteres especiais é interessante usar a biblioteca locale.h, e depois voce tem que declarar o comando setlocale(LC_ALL,””);

  17. Pingback: Tutorial de Instalação do CodeBlocks no Windows | Bárbara de Melo Quintela

  18. Paulo 26/11/2013 às 8:19

    Excelente explicação eu estava usando uma versão a 10.5 mais existia comandos que não
    estavam funcionando ai eu baixei da forma como você falou e agora funciona tudo :)

  19. Vinicius Santos 21/01/2014 às 9:04

    Parabens. Muito bom o seu site.

  20. Martins 10/02/2014 às 19:58

    Valeu camarada!

  21. Maik De Souza 18/02/2014 às 15:33

    Olá, fiz tudo conforme o tutorial mas fica dando que o meu codigo n foi feito ainda (Build).
    Toda hora aparece it seems that this file has not been built yet. do you want to build it now dai clico no sim, nao acontece nada, se clico no nao aparece o DOS mas n roda o meu programa. Ja fiz oq esse video mandou http://www.youtube.com/watch?v=ASQ319OZzR0 mas n ajudou, poderia me ajudar?

  22. Juliene 14/03/2014 às 21:20

    Muuuuito obrigada apela ajuda!! Precisava desse programa urgente para a aula da facul…
    Excelente tutorial!!

  23. Nildo Pontes 14/04/2014 às 14:25

    Uso a versão 12.11 do Code::Blocks, e ele não mostra o “Management”, o que fazer?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 25 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: